Bacharel
Não há falar em orçamento financeiro sem citarmos o planejamento, no qual está relacionado a preparação, organização e estruturação tudo isso em busca de um objetivo, sem falarmos que sem o planejamento tornasse extremamente difícil a tomada de decisões. Um gestor que planeja, aumenta a racionalidade e a eficácia nas suas ações e nos seus processos, deixando assim sua empresa em uma margem bem maior de segurança. O mix de planejamentos, torna possível prever o resultado futuro, fazendo planos, sabendo usar os recursos disponíveis de forma mais eficiente, identificar a maneira mais eficaz do aumento de produtividade, neste mix também se identifica o planejamento financeiro que faz parte do planejamento estratégico sendo de importância inestimável, visto que o mesmo remete para a previsão de receitas e despesas, possibilitando a identificação dos meios financeiros que serão necessários para o futuro e manutenção da empresa.
Tomando tais fatores por base, podemos notar que uma empresa não pode trabalhar baseando-se no “achismo”, no improviso, tudo o que há de ser executado, tem que ser estudo e planejado previamente.
O Orçamento Financeiro é o instrumento pelo qual são estimadas as receitas que serão arrecadadas, estipulando os gastos pelo qual serão necessários realizar em um determinado período, sendo assim uma peça de planejamento, aonde são analisadas as politicas da empresa, e ordenando as prioridades da mesma para integrar o plano de ação, nos limites do montante de recursos passíveis de serem mobilizados para financiar os gastos. É a expressão das receitas e despesas de uma organização relativamente a um exercício estipulado, no qual pode ser mensal, trimestral, plurianual, porém geralmente é anual. Toda empresa deve possuir um orçamento financeiro, pois deste modo será possível a arrecadação de valores em moeda para o acompanhamento e avaliação da gestão. Através do orçamento financeiro são executadas as transações