Resumo Planejamento
O objetivo global do planejamento é proporcionar soluções práticas, baseadas nos fatos, para problemas específicos de marketing e propaganda. São componentes das responsabilidades do planejador: a análise, a síntese e a interpretação de dados reunidos pela empresa e pela agência. Os aspectos organizacionais, operacionais, de vendas e de controle das atividades comerciais, não podem ser separados do planejamento, terá de envolver tanto o curto quanto o longo prazos e estar no conceito mercadológico.
O planejamento dever ser o pivô que centraliza, coordena e integra todos os fatores necessários à realização dos objetivos mercadológicos e de propaganda, incluindo avaliação e ajustes constantes. Todos os métodos têm aspectos limitativos ou restrições e força motivadora.
Na área da comunicação integrada, tudo comunica: o nome, a marca, a embalagem, o próprio design do produto, os veículos de transportes dos produtos, a determinação e a ambiência dos pontos de vendas, as características dos vendedores e promotores, o serviço de atendimento ao cliente (SAC), os canais institucionais da organização (principalmente seu site).
O planejamento baseado na pesquisa, por usa importância e complexidade deve ser objeto de profundos estudos envolvendo praticamente toda a sua organização, precede a execução e abrange as tarefas que devem ser levadas a cabo antes que um programa se torne operacional.
O planejamento de comunicação deve receber um detalhamento técnico de alta precisão para que possa gerar um plano de ação eficiente e eficaz, em curto, médio e longo prazos.
Estrutura de Planejamento
Existem muitos modelos e fórmulas. As informações variam conforme o segmento de mercado e perfil do cliente, necessidade da comunicação, ênfase ao projeto etc. O planejamento deve ter a sensibilidade de fazer as devidas adaptações conforme a sua necessidade de estudo, de organização, ou conforme sua equipe e clientes compreendem melhor. A estrutura completa de um