Resumo: Percepção de Psicólogos sobre Adolescência
A puberdade é a fase inicial da adolescência, e se caracteriza pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e das meninas. A adolescência é a período do desenvolvimento em que acontecem transformações entre os 10 aos 20 anos de idade, tantas no corpo, quanto no seu modo de pensar e no modo de agir com seus amigos e familiares, esse período é marcado por perturbações psicológicas e inquietações.
Segundo a Psicanálise, focando em uma reflexão social da adolescência, Carvajal (2001) vai compreendê-la como um processo complexo de metamorfoses entre a criança e o adulto, suas manifestações comportamentais oscilam de forma dramática, e que vai se moldando de acordo com a cultura que o adolescente esta inserido.
O mesmo autor ainda separa o desenvolvimento da adolescência em três etapas distintas, a primeira dela é a puberal caracterizada fundamentalmente por um rompimento maciço com os fenômenos infantis e um isolamento do mundo externo em geral, a segunda é a nuclear com aparecimento do grupo ou pela emergência do adolescente no grupo que se converte no centro de seus interesses, e a terceira é a juvenil uma etapa que consiste no período de transição do modelo de funcionamento, essencialmente adolescente, para o comportamento juvenil que tende a incorporar valores da idade adulta.
Papalia (2006) e Fierro (1995) concebem a adolescência como uma transição entre a infância e a idade adulta que envolve grandes mudanças físicas, cognitivas e psicossociais, que por sua vez difere totalmente da puberdade, que é o processo pelo qual uma pessoa alcança a maturidade sexual e a capacidade de reprodução. Para eles, a adolescência é considerada um período preparatório para a idade adulta. Um momento de iniciação e de recapitulação da infância passada. Knobel (1981) caracteriza a adolescência como um fenômeno específico dentro de toda a história do desenvolvimento. Considerando que o desenvolvimento passa por