Resumo Do Texto
Professora: Raquel.
Na tentativa de compreender o tanto o “o que” quanto “porquê” do desenvolvimento humano, os psicólogos se concentram em três das questões permanentes:
1. Características individuais versus traços compartilhados pelos seres humanos. Embora tenha muitos padrões em comum, o desenvolvimento de cada pessoa é de certo modo único. Todos fazem essencialmente a mestra trajetória, mas cada um de nós trilham caminhos diferentes e vivenciam fatos e maneiras distintas.
2. Estabilidade versus mudanças. O desenvolvimento humano é caracterizado tanto pelas grandes transições de vida quanto pelas continuidades com o passado.
3. Hereditariedade versus ambiente. O desenvolvimento humano pode ser explicado por uma combinação de forças biológicas e de experiências ambientais. Esses dois elementos interagem constantemente a fim de moldar o crescimento humano. As pessoas são moldadas pelo ambiente em que vive, esse também é um conceito para a psicologia do desenvolvimento.
Pelo fato de estar interessados no processo do desenvolvimento humano os psicólogos do desenvolvimento usam além da observação natural, pesquisas correlacionadas e experimentos também usam outros três tipos especiais de estudos: transversais, longitudinais e biográficos.
Em um estudo transversal, os pesquisadores examinam mudanças no desenvolvimento observando ou realizando, ao mesmo tempo, testes com pessoas de diferentes faixas etárias. Entretanto um dos problemas dos estudos transversais é que eles não fazem distinção entre diferenças etárias e diferenças de coortes.
Os estudos longitudinais resolvem esse problema ao realizar dois ou mais testes com as mesmas pessoas á medida que elas envelhecem. Entretanto um problema apresentando pelos estudos longitudinais é que eles não fazem distinção entre as diferenças etárias e as diferenças que surgem em decorrência as melhorias dos instrumentos de avaliação ou medição. Outro problema encontrado por