Resumo Pensar com Tipos
Pensar com Tipos, traz uma perspectiva enorme de possibilidades na tipografia, não somente com conceitos e teorias, mas com exemplos práticos, facilitando assim a compreensão, aguçando os sentidos e a criatividade. Um livro que une pratica e teoria acaba se transformando em um manual, um instrumento para qualquer tipo de trabalho, servindo como guia, como um "conselheiro" nos momentos de escolha da tipografia.
O início de uma ciência, uma disciplina, sempre busca primeiro a história, as teoria que vão desde as origens da tradição até as adaptações para a realidade atual. Assim é Pensar com Tipos, que ensina através da história, da tradição da tipografia e mostra essa transição para os dias de hoje, onde novos meios de comunicação foram introduzidos na rotina da grande massa.
A melhor parte do livro é um anexo, com dicas úteis, alertas agourentos e outras fontes, complementando o livro, acrescentando um pequeno guia de preparação , edição e revisão de textos para auxiliar no dia a dia do Designer, principalmente para quem está começando agora, e não tem muita experiência ou aptidão para essa função dentro da profissão.
Ao contrário de outros tipos de livros que tratam do mesmo assunto, esse tem uma didática melhor, sem vícios, clichês auto-referenciais, estimula a busca da tipografia ideal de acordo com o contexto, com os demais elementos e estimula a inovação, pois entre tantas possibilidades, não pode-se ter apenas uma ou duas opções. Pensar com tipos abre o leque de novidades para os leigos, estimula uma atividade onde o conteúdo ganha forma, a linguagem ganha um corpo físico e as mensagens ganham um fluxo social.
Linha do Tempo do Design Gráfico no Brasil - Chico Homem de Melo e Elaine Ramos
Conhecido e divulgado como a Bíblia do Design, esse livro consegue tornar interessante, pelo conjunto de 1.600 imagens em cores de selos postais, cédulas, livros, revistas, jornais, discos e cartazes, a história do Design Gráfico no Brasil. Ele