Resumo: Pedagogia da Autonomia
O autor Paulo Freire foi um respeitado e conceituado educador brasileiro. Ele desenvolveu o método de alfabetização popular chamado “Método Paulo Freire”. Também criou o MOVA - Movimento de Alfabetização, que é um programa público de apoio à educação em salas comunitárias, adotado por várias prefeituras. Paulo Freire foi dotado de grande inteligência e senso crítico. Foi professor, ocupou vários cargos governamentais: diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco; diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife; Supervisor para o programa do partido para alfabetização de adultos; Secretário de Educação da cidade de São Paulo.
Paulo Freire foi exilado na Bolívia na época da ditadura. Trabalhou no Chile no movimento de reforma agrária da Democracia Cristã e para a Organização das Nações Unidas. Anos mais tarde retornou ao Brasil.
Paulo Freire criticava o sistema tradicional de educação. Por esse motivo elaborou novos métodos de ensino e lançou várias obras literárias com ricos conteúdos para a área de educação
A educação fundamentada na ética, respeito e na dignidade foi uma constante preocupação durante a sua vida como educador e político.
“ A questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos e a temática central em torno de que gira este texto. Temática a que se incorpora à analise de saberes fundamentais àquela prática e aos quais espero que o leitor crítico acrescente alguns que me tenham escapado ou cuja importância não tenha percebido”.
Paulo Freire.
Resumo do livro:
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
SEBERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA
Não há docência sem discência, uma importante reflexão sobre a formação docente e a prática educativo-critica. Saberes fundamentais a pratica educativo-crítica ou progressiva devem ser conteúdos obrigatórios à organização programática da