RESUMO PATOLOGIA PROVA 1
Acadêmico: Henrique Reveilleau Fiorentin
Professor: Dr. João Alves
Disciplina: Patologia Médica – Medicina 4 Fase
RESUMO BASEADO NO LIVRO PATOLOGIA FUNCIONAL E ESTRUTURAL – ROBBINS 6 ed. –
Capítulos 1 e 2.
LESÃO E MORTE DA CÉLULA:
Até um certo ponto a célula tenta fazer adaptações quando entra em estresse fisiológico, a partir do momento que não for mais possível se adaptar ocorre a lesão celular. A lesão celular é reversível até certo ponto, mas se o estímulo agressor continuar a celular pode sofrer uma lesão celular irreversível, ocorrendo a morte celular.
Portanto o caminho seguido pela célula após uma agressão é: I- Adaptação; II- Lesão reversível; IIILesão Irreversível; IV-Morte celular.
Definições:
*Etiologia ou Causa: Podem ser intrínsecos ou genéticos (cânceres, aterosclerose) e adquiridos
(processo infeccioso, nutricional, químico e físico...).
*Patogenia: Sequência de eventos na resposta das células o tecidos ao agente etiológico, desde o estímulo inicial até a expressão final da doença.
*Alterações Morfológicas: Dizem respeito as alterações estruturais nas células ou tecidos que são típicas da doença ou diagnósticas do processo etiológico.
*Perturbações Funcionais e Importância Clínica: A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição em diferentes órgãos ou tecidos influenciam a função normal e determinam as manifestações clínicas (sinais e sintomas), evolução e prognóstico da doença.
Causas de lesão celular:
*Privação de Oxigênio: a hipóxia prejudica a respiração oxidativa aeróbica, sendo essa hipóxia diferente da isquemia, que é a perda do suprimento sanguíneo por redução do fluxo arterial ou da drenagem venosa de um tecido. Enquanto na hipóxia a produção glicolítica de energia continua, já na isquemia fica comprometida a oferta de substratos metabólicos, incluindo a glicose (por isso a isquemia lesa os tecidos mais rapidamente que a hipóxia). Insuficiência cardiorrespiratória, assim como