Psicologia Jur dica
Matrícula: 201502279444
Professor: Ricardo Matias
É mister saber que a psicologia não se originou do nada, ela é oriunda de diversas ciências como filosofia, psicologia, e até mesmo do direito, pois foi devido às demandas do direito que a psicologia conseguiu se estabelecer como uma ciência, Wundt foi crucial para a afirmação da psicologia como ciência, ele fundou o primeiro laboratório experimental na Alemanha em 1879 e serviu de modelo para vários países. No brasil a profissão de psicólogo só veio ser reconhecida no ano de 1962.
A psicologia mudou o jeito de enxergar alguns ramos do direito como também o direito mudou a psicologia. O direito proporcionou o que era necessário para afirmação da mesma no meio acadêmico e para o direito a psicologia proporcionou um aspecto mais humanista deixando de lado a formalidade da lei e colocando o indivíduo em primeiro lugar.
No início o trabalho de um psicólogo era voltado para a feitura de perícias para fundamentar a decisão do juiz, os psicólogos logo não eram servidores do Judiciário, eram apenas peritos auxiliando a decisão do magistrado.
Somente em 1985, em São Paulo, que ocorreu o primeiro concurso público para psicólogos que seriam servidores do Judiciário, porém não foi um movimento nacional, como por exemplo no Rio de janeiro, só em 1998 veio haver o primeiro concurso público para psicólogos do judiciário, porém isto não quer dizer que não havia a participação desses profissionais, visto que, estes eram emprestados de outras instituições para auxiliar o judiciário.
Inicialmente o trabalho dos psicólogos era voltado para a seara das crianças e adolescentes, mas quando foi evidenciada como impreterível no auxílio de decisões judiciais e também quando foi positivada a necessidade de equipes técnicas, o trabalho dos psicólogos se estendeu, hoje tratam das crianças, adolescentes, jovens e famílias.
Devido à vários fatores e o maior deles ser o pouco tempo que a psicologia está