Resumo Passo 1
1 Fazer a leitura dos capítulos Introdução e Concepção do livro-texto da disciplina de Fundamentos de Análise Orientada a Objetos (WAZLAWICK, Raul Sidnei. Análise e Projetos de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010) focando a leitura nos conceitos de Análise, Projeto, Implementação e Testes, Análise de Requisitos e Organização dos Requisitos.
2 Fazer a leitura do material de aula: Conceitos Gerais de Engenharia de Software. Disponível em:
<https://docs.google.com/file/d/0B2k9x8w9Y2JfOHVMdUJsS0NQX1k/edit?usp=sharing
Buscar compreender os métodos de Engenharia de Software, processos de software e modelos de processo de software.
3 Fazer o Resumo 1.1 – Conceitos Gerais de Engenharia de Software, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido.
Resumo: Conceitos Gerais de Engenharia de Software
Para melhor entendimento, é viável explicar a definição de cada ponto,
O Software não é apenas um programa de computador, mas sim ‘todos’ os dados de documentação e configuração associados necessários para que um programa opere. Um sistema de software consiste geralmente em conjunto de programas separados, como documentação do usuário, arquivos de configuração, etc.
A Engenharia de Software é uma disciplina de engenharia ligada aos aspectos da produção de software. Desde os pontos iniciais que são a especificação do sistema até a sua manutenção (depois que o software começar a ser operado). A Engenharia de Software tem como foco o desenvolvimento de softwares de alta qualidade com custos adequados.
Para termos um bom Software, precisamos de facilidade de manutenção, eficiência, confiança e boa usabilidade, pois o software deve ser feito de maneira que tende a evoluir, atendendo a necessidades e expectativas do cliente, deve ser eficiente também a ponto de não desperdiçar recursos do sistema (hardwares), dar confiança, onde não podemos deixar de citar questões de segurança e proteção, o software não