Resumo passo 1
Antes de chegarmos neste Passo, vamos refletir e relembrar o por quê de estarmos aqui.
Somos Adictos! O que é uma adicto?
É um homem ou uma mulher cuja vida é controlada pelas drogas. A palavra significa “escravo de”
Temos uma doença chamada adicção. O que é adicção?
É uma doença progressiva, incurável e fatal, que afeta todas as áreas de nossas vidas. Que sempre acaba em prisão, instituição e morte.
Quais são os aspectos de nossa doença?
Mental : obsessão – é o pensamento fixo, o desejo incontrolável de usar. Fisico: compulsão - é a incapacidade de pararmos de usar uma vez que tenhamos começado Espiritual: é o total egocentrismo – é o pensamento de que poderíamos para quando quiséssemos, é achar - verdadeiramente que temos o controle e que o mundo gira ao nosso redor.
Diante disso, dessa conscientização, constatamos que não temos uma deficiência moral e sim uma doença, que pode ser detida através de um programa de recuperação. Que teremos que dar alguns passos.
São esses: 1º, 2º, 3º, 4º ...
Todos nós somos capazes de dar esses passos e para isso, 3 princípios básicos são indispensáveis : “HONESTIDADE, MENTE ABERTA E BOA VONTADE”.
Iniciaremos agora pelo 1º Passo:
“ Admitimos que éramos impotentes perante a nossa adicção, que nossas vidas tinham se tornado incontroláveis.”
Existem algumas coisas que deveremos fazer antes de iniciarmos nossa caminhada de recuperação. A primeira é ficarmos limpos, é parar de usar, isto tem que vir em primeiro lugar, depois teremos que admitir a nossa impotência.
E o que é admitir? É reconhecer, com “HONESTIDADE”, é se prontificar a não fazer mais, tudo que esta acontecendo conosco e o mundo a nossa volta, ou seja, primeiramente, nossa impotência perante as drogas, que não conseguimos ter controle diante do uso de drogas. Impotência é não