Genesis
Introdução 4
Genesis 5
Politica e Cidadania 7
Ideologia 7
Estética: Arte e Vida Cotidiana 8
Exposição x Mundo Contemporâneo 9
Conclusão 10
Bibliografia 11
1. Introdução
A leitura das unidades 2, 3 e 9 do livro “Ética e cidadania: Caminhos da filosofia” e a visita á exposição Genesis, do autor Sebastião Salgado, foram as bases fundamentais para a execução do trabalho, onde o objetivo é retratar as mudanças do nosso planeta, com as transformações que ele sofreu no decorrer dos anos, desde a sua formação. Trazendo uma visão diferente, para uma sociedade manipulada, por um capitalismo ideológico.
Foram utilizados como recursos para a exemplificação do que o trabalho propõe, imagens da exposição Genesis, relacionando com a situação atual do nosso planeta, através de uma comparação. E outro artificio, foi uma analise critica tanto da exposição, quanto as unidades do livro.
2. Genesis
Genesis nos mostra que mesmo depois de tantas transformações que nosso planeta passou, ele ainda resiste que existem lugares onde a natureza não foi atingida pelo mundo contemporâneo e todas essas paisagens são encontradas onde poucos podem ter acesso, na verdade, onde poucos conseguem resistir por não estarem adeptos a tais ambientes. Genesis busca retratar tudo que já não se vê nos dias atuais, mais que ainda está presente no nosso planeta, nos permite ver como nosso planeta existiu, desde sua formação, até então, a evolução. Genesis nos mostra um mundo até então “escondido”, escondidos aos nossos olhares ideológicos.
‘’É essa beleza oculta, defendida, protegida que Genesis deseja compartilhar. Fazemos um tributo a esse nosso frágil planeta que temos o dever de proteger. ’’
- Lélia Wanick Salgado
Genesis quer nos mostrar que ainda está em tempo de salvarmos o nosso planeta que se