Resumo atps de quimica 1 passo
O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial.
Hoje os EUA e Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. Entretanto nenhum deles possui jazido de bauxita em seu território, e dependem exclusivamente de importação. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizado na região amazônica, perdendo apenas para a Austrália e Guine.
O processo químico denominado Bayer é o mais utilizado na indústria do alumínio. Neste processo, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água, sendo o pó branco de alumina pura enviado à Redução para obtenção de alumínio, através de eletrólise, processo conhecido como Hall-Héroult.
Para se obter o alumínio são necessários quatro toneladas de bauxita para produzir duas toneladas de aluninia e duas toneladas de aluminia para produzir uma tonelada de alumínio através do processo conhecido como Redução.
As características do alumínio permitem que ele tenha uma diversidade de aplicações as principais são: leveza, condutibilidade elétrica e térmica, impermeabilidade, resistência a corrosão e reciclabilidade.
Propriedades extnsivas estão ligadas ao volume, massa, comprimento etc. Exemplo quando exposto a temperaturas abaixo de zero, o alumínio não se torna frágil. Sua resistência aumenta sem perder a ductilidade.
Propriedade intensiva é a densidade do alumínio que é de 2,7g/cm3 não importa a quantidade de alumínio.
Fonte: Acesso em: 19 set.