Resumo primeiro passo atps gerenciamento de custo etapa 2 passo 1
Estoque é definido como um conjunto dos itens de propriedade da empresa, como são os exemplos de matérias mantidos para venda futura.
A definição dos custos de produção dos produtos acabados, todo um sistema de registro, análise, acompanhamento, apropriação, rateio de custos, bem como uma série de lançamentos contábeis e controles paralelos tornam-se indispensáveis.
O maior objetivo do custeio de estoque é determinação de custos adequados a vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado na seleção do método de custeamento do estoques, uma importante consideração é o conceito de lucro líquido, a adoção do critério de lucro como base principal para selecionar o método de custeamento dos estoques provoca alguns efeitos na posição financeira da empresa, sendo o lucro tem sido definido diferentemente para diversos propósitos, como econômicos, legais ou históricos.
Os custos dos materiais tem como o princípio contábil de custo de aquisição determina que se incluam no custo dos matérias , além dos preços desses materiais, todos os outros custos decorrentes da compra, e que se deduzam todos os descontos e bonificações eventuais específicos.
Os métodos mais comuns são: • Custo médio; • PEPS – primeiro a entrar, primeira que sair • UEPS – ultimo a entrar, primeiro a sair
Custos médios
Também chamada de media ponderada ou Média Móvel, baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos, o valor dos itens de estoque em mãos, ao final do período , é representado pela média ponderado do custo do estoque dos itens em mãos no começo do período e de todas as compras efetuadas durante esse mesmo período. Existem dois tipos diferente de procedimento:
1. O da média ponderada, é computado pela divisão do custo total inicial do estoque, mais as entradas, pelo