RESUMO PARA REDA O
A tendência do Cespe é apresentar temas seguidos de subtemas, que delimitam o assunto central, porque obrigam o candidato a trabalhar somente com eles. Esses subtemas são chamados de ASPECTO nas provas do Cespe. São esses aspectos que nos ajudam a estruturar o texto. Geralmente, quando se tem um tema central e três aspectos, os redatores costumam trabalhar com um parágrafo dedicado à introdução; um, à conclusão; e três parágrafos dedicados ao desenvolvimento. Nestes do desenvolvimento, o redator trabalha cada aspecto num parágrafo. Resumindo, um tema com três aspectos geraria uns cinco parágrafos, aproximadamente.
Em 2012, o Cespe trabalhou com variação no número de aspectos, tentando confundir o candidato quanto à estruturação dos parágrafos. Assim, treinar essa variação passou a ser muito importante, porque foi o enfrentamento correto dela que selecionou as redações dos aprovados no ano passado. Ao compor resposta para cada aspecto temático, técnicos e analistas deverão apresentar respostas com argumentos bem fundamentados. Hoje vence o concurso aquele candidato que capricha na composição de argumentos comprovados em seu texto. Esses argumentos significam o ponto alto da análise textual do Cespe, que costuma dedicar a eles quase 90% dos pontos da avaliação. Por isso, toda vez que estudamos redação para as provas do Cespe, temos que ter em mente que, durante a preparação, será preciso pesquisar argumentos para enriquecer o discurso, de modo a isentá-lo de idéias pertinentes ao senso comum. São poucos os candidatos que criam essa cultura de estudos e tratam a discursiva como outra disciplina do programa, tão merecedora de estudos como qualquer outra prevista no edital.
Em bancas importantes, tais como o próprio Cespe e a FCC, a decisão final pela ocupação da vaga tem recaído sobre a competência argumentativa. Isso aconteceu demais em 2012. Assim, quanto mais fortes são os argumentos e suas comprovações, maiores são as chances de aprovação e de