Resumo para antropologia segunda PARTE 2
A antropologia quando comparada com outras ciências é considerada nova, os gregos e os romanos observavam sim a natureza humana, porém de uma maneira diferente dos antropólogos modernos, que estudam a sociedade e a maneira pela qual os homens compartilham e se relacionam dentro de um mesmo espaço assim a antropologia é considerada a Ciência do Homem.
Ela tbm observa um conjunto de regras de comportamento e para essas regras dá-se o nome de cultura. Toda sociedade possui uma cultura diferente, e é o resultado de diferentes características e costumes que um determinado grupo. Os antropólogos modernos se diferem dos antigos na medida em que eles mesmos que vão observar os grupos culturais onde vivem e, além disso, fazer uma analise e sistematização daqueles dados coletados. O novo método utilizado é executado da seguinte maneira: o antropólogo vai se infiltrar em uma determinada comunidade, ele vai observar essa comunidade e ao mesmo tempo vai participar desse espaço.
O antropólogo vai observar os nativos de determinado grupo de perto, porém com certo distanciamento, sem que ele interfira nas ações dos indivíduos que compõe tal grupo. Dessa forma, ele vai conseguir entender o ponto de vista do nativo e de sua cultura.
O etnocentrismo científico é abandonado e criticado através do estabelecimento das bases do Relativismo Cultural na Antropologia: toda cultura deve ser estudada em seus próprios termos, e não mais a partir dos parâmetros culturais e valorativos daquele que a estuda.
As culturas vão ser estudadas na sua universalidade, não como uma coisa fragmentada, mas sim como um bloco onde tudo que está em volta interfere na mesma. O método antropológico moderno vai dizer que é preciso primeiro entender os significados particulares que cada cultura possui para depois poder comparar o todo com o de outras culturas. O método antigo por sua vez, primeiro fazia a comparação, para depois entender e