Cultura: um conceito antropologico
CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
Resenha
1 - BIBLIOGRAFIA (IDÉIA DO AUTOR ACERCA DO LIVRO): O professor-doutor da UNB, Roque de Barros Laraia, publicou, pela primeira vez em 1986, o seu livro "Cultura: um conceito Antropológico", cuja idéia é mostrar que o comportamento dos indivíduos depende de um processo permanente de aprendizagem de uma cultura que inicia com assimilação de valores e experiências a partir do nascimento da pessoa e que se completa com a sua morte.
2 - RESUMO (PEQUENA APRESENTAÇÃO DO LIVRO): No seu livro "Cultura: um conceito Antropológico", Roque Laraia fala sobre o conceito de cultura em diversas temporalidades. No inicio, pontua determinismos biológicos (no sentido de que a genética dos grupos sociais determina o comportamento humano) e geográficos (onde ressalta que a super valorização do meio físico condiciona a vida dos seres humanos) como elementos marcantes da estrutura mental do seculo XIX. Porém, após estudos e análises das idéias de outros antropólogos (como por ex. Kroebes), Laraia chega a conclusão de que as diferenças das pessoas não podem ser explicadas por sua biologia (genes) ou por limitações do meio ambiente, respeitando-se, deste modo, as diferenças culturais e compreendendo as mudanças internas de cada ser humano.
3 - CITAÇÕES SIGNIFICATIVAS: Na primeira parte do seu livro "Cultura: um conceito Antropológico", Roque Laraia fala sobre as perspectivas do determinismo biológico como fator preponderante na formação e concepção da diversidade cultural. O autor apresenta razões que levam a conclusão de que essa perspectiva é equivocada, uma vez que, mesmo havendo diferenças determinadas biologicamente, como a de sexo, por exemplo, a antropologia tem comprovado que atividades atribuídas à mulher em uma dada cultura podem ser atribuídas ao homem em outra (p. 19). Portanto, o comportamento de uma pessoa pode ser atribuído ao seu aprendizado, que o autor chama de um processo de endoculturação.