Conceito antropologico de cultura
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Autor(a): Autor(a):Antonia Francinelma Ribeiro da Silva, Carla Viviane Santos de Andrade, Diego s. Barbosa, Márcia Soares Lópes, Sineide conceição de Jesus. (a)
Trabalho de Antropologia
Conceito antropológico de cultura
Salvador
2011
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Autor(a):Antonia Francinelma Ribeiro da Silva, Carla Viviane Santos de Andrade, Diego s. Barbosa, Márcia Soares Lópes, Sineide conceição de Jesus. (a)
Trabalho de Antropologia
Conceito antropológico de cultura
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina __Antropologia__________________ do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Karen Sasaki e do(a) tutor(a) Prof. _________________.
Salvador 2011
INTRODUÇÃO
Para a antropologia, cultura é uma característica da espécie humana. Faz parte da estrutura humana. “É a lente através da qual o homem vê o mundo”. É um “processo extra-somático que diferencia o homem de todos os animais, e lhe dar um lugar privilegiado na vida terrestre”. É um” processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores”. A cultura determina todo comportamento humano e justifica suas realizações. É a ”estrutura de todo sistema de orientação que tem uma lógica própria”. Para a antropologia a cultura define a vida. O antropólogo Levi-struss define cultura como um “sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana”. O antropólogo John Locke (1633-1704) demonstrou que a mente humana não é mais que uma caixa vazia ao nascer. Dotada da capacidade ilimitada de obter conhecimento. Segundo John o homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é herdeiro de um longo processo acumulativo que reflete