Resumo - Nematomorpha
+ou- 300 espécies descritas;2000 total; são dióicos.
Larvas possuem 2 ou 3 anéis cuticulares com ganchos e estiletes usados para penetrar o epitélio dos hospedeiros.
Hospedeiros terrestres podem se infectar ao beber água contaminada com larvas ou ao se alimentar de hospedeiros paratênicos.
Ciclo de vida possui quatro estágios: ovo, larva pré-parasita que surge a partir do ovo, a larva parasita que se desenvolve no interior de um hospedeiro invertebrado (hospedeiro definitivo) e o adulto de vida livre aquático. Dentro do hospedeiro definitivo, os nematomorpha completam seu desenvolvimento, mas não acasalam e ovipositam até que estejam em ambientes aquáticos. Algumas espécies de nematomorpha possuem outro tipo de hospedeiro, o paratênico. A larva pré-parasita entra no hospedeiro paratênico, mas não se desenvolve até que esse hospedeiro seja comido por um predador onde ele possa se desenvolver. Dentro do paratênico, as larvas penetram o intestino e se transformam em cistos. Em algumas espécies, os vermes também podem se transformar em cistos durante a transição da água para terra. Isso ocorre dentro de larvas aquáticas de insetos, os cistos podendo sobreviver às metamorfoses dos hospedeiros até que ele se torne adulto, podendo levar o nematomorfo à terra.
36 famílias de invertebrados = hospedeiros definitivos de nematomorfos. Paratênicos: de trematodas a vertebrados.
Nematoda: táxon irmão, formando um clado as vezes chamado de Nematoida. Baseado em analises genéticas, afirmam que Loricifera é o táxon irmão.
Baseado em observações casuais, foi notado que pelo menos alguns nematomorfos adultos (que precisam alcançar água para acasalar e reproduzir) manipulam o comportamento de seus insetos hospedeiros terrestres, causando com que eles procurem água e se joguem nela.
Thomas: