Resumo - Nascido Escravo
Pindamonhangaba – SP
2014
Ivo fitz neto
Relatório do livro: Nascido escravo – Martinho Lutero
Trabalho apresentado a disciplina de Hermenêutica como complemento de nota do 3º Semestre do curso de Bacharel em Teologia.
Prof: Gabriel
Pindamonhangaba – SP
2014
A questão é: Possui o homem algo chamado "livre--arbítrio"? Pode um ser humano, voluntariamente e sem qualquer ajuda, voltar-se para Cristo, para ser salvo de seus pecados? Erasmo respondia com um "Sim!" Lutero, com um ressoante "Não!" Lutero estava convencido de que o conceito do "livre-arbítrio" fere no âmago a doutrina bíblica da salvação exclusivamente pela graça divina. Necessitamos ter a mesma convicção!
O Que Ensinam as Escrituras
Neste livro o autor relata que Paulo ensina em Romanos, que todos os homens sem qualquer exceção, merecem ser castigados por Deus, a ira de Deus revela do céu contra toda a impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça, como se todos os homens possuíssem o "livre-arbítrio", ao mesmo tempo em que todos, sem qualquer exceção, estão debaixo da ira de Deus, conduzindo a uma única direção o da "impiedade e da iniqüidade", e se existe realmente o "livre-arbítrio", ele não parece ser capaz de ajudar os homens a atingirem a salvação, porquanto os deixa sob a ira de Deus, ele declara que o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê. Isso significa que, se não fosse o poder de Deus conferido através do evangelho, ninguém teria forças para voltar-se para Deus. Durante toda a história humana, ninguém concebeu por si mesmo a realidade da ira de Deus, conforme ela nos é ensinada nas Escrituras. Ninguém jamais sonhou em estabelecer a paz com Deus por intermédio da vida e da obra de um Salvador singular, o Deus-Homem, Jesus Cristo. Deus é conhecido através da razão e da vontade humana, porém, nenhum ser