A vida de Três Filosofos
Ficha resumo.
Professor:
Francisco
Disciplina:
Filosofia
Equipe:
Murilo Oliveira de Carvalho
Rayane Isabel de Almeida Maciel
Rejane Emanuele dos Santos
Russas - Ceará
04/11/201
Introdução
Apresentamos nesse presente trabalho, uma ficha de resumo sobre a vida de três filósofos, no qual começaremos sobre Sócrates no qual o resumo foi feito pela colega Rejane Emanuele, em seguinte Plantão pela colega Rayane Isabel e por fim Aristóteles feito por mim Murilo Oliveira. Nesse trabalho retrata o nascimento desses filósofos até sua formação acadêmica sobre seus pensamentos e suas importâncias para a filosofia de hoje em dia.
Sócrates de Atenas: O poder das perguntas decisivas.
“Ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um pouco mais sábio que ele exatamente por não supor que sabia o que sabia o que não sei.”
(Sócrates)
Nascido em Atenas, Sócrates (469-399 a.C) é tradicionalmente um marco divisório da história da filosofia grega. O próprio Sócrates, porém, não deixou nada escrito, e o que se sabe dele e de seu pensamento vem dos textos de seus discípulos e de seus adversários. Conta-se que Sócrates era filho de um escultor e de uma parteira. O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se, exteriormente, ao dos sofistas, embora não “vendesse” seus ensinamentos. MÁTICA DE HOMEM: No entanto, contrariamente aos sofistas, Sócrates, apunha-se, por exemplo, ao relativismo em relação à questão da moralidade e ao uso da reitoria para atingir interesses particulares. A pergunta fundamental que Sócrates tentava responder era: o que é essencial do homem? Ele respondia dizendo que o homem é a sua alma, entendedo-se ”alma”, aqui como a sede da razão, o nosso eu consciente. A IRONIA: Na linguagem cotidiana, a palavra ironia tem um significado depreciativo, Sócrates ou de zombaria. No decorrer do dialogo, atacavam