Resumo métodos de pesquisa
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
OHANNA LARISSA FRAGA PEREIRA
RESUMO – MÉTODOS DE PESQUISA
FORTALEZA
2015
Ao longo de sua existência na Terra o homem tem buscado a verdade em fontes como o bom-senso, a autoridade, a intuição, a tradição e a ciência. Na ciência foi onde o ele encontrou a maior credibilidade ao longo dos últimos 200 anos, sendo essa o meio mais comum de buscar respostas sobre o mundo natural.
O conhecimento científico tem características diversas, as principais, segundo Gil (1995, p.18), são: clareza e precisão, método, sistematicidade, objetividade e verificabilidade. A ciência econômica é um ramo da ciência classificada como empírica, a qual necessita de experimentação ou observação para a confirmação de uma hipótese. Dentro da ciência empírica, ela é ainda classificada como ciências humanas por tratar do comportamento econômico do homem.
Para resolver problemas, o homem utiliza o método, um caminho para as atividades alcançarem a solução de um caso. Embora cotidianamente não percebamos o uso do método devido a rapidez com que lidamos com as inúmeras adversidades que aparecem, ao iniciar uma pesquisa científica é extremamente necessário que siga-se uma ordem, a qual reduzirá o tempo, recursos e nos fornecerá segurança na ação para alcançarmos um resultado.
O método foi alterando-se ao longo do tempo, até o século XVI prevaleceram as teses de Aristóteles, quando passaram então a ser questionadas. Galileu Galilei, René Descartes e Frances Bacon criaram novos métodos que discordavam da forma de busca à verdade apresentada por Aristóteles, esses buscavam a verdade por meio do experimento. Atualmente, após várias alterações, o trabalho metódico passa pelas seguintes fases de acordo com Santos (2000, p.98):
1-Descobrimento do problema: ou lacuna de conhecimentos; 2- Colocação precisa do problema: que pode ser novo ou