Resumo Psicologia- Métodos de Pesquisa
Quais os métodos de pesquisa que os psicólogos utilizam? Os psicólogos utilizam uma série de métodos para estudar o comportamento e os processos mentais. Entre eles estão à observação natural, os estudos de caso, os levantamentos, a pesquisa correlacional e os experimentos. Cada um desses métodos possui suas vantagens e limitações.
As vantagens da (o):
Observação natural- Fornece grande quantidade de informações de primeira mão com maior probabilidade de serem precisas do que relatos posteriores ao fato.
Estudo de caso- Produz uma grande quantidade de informações descritivas e detalhadas.
Levantamento- Permite que uma imensa quantidade de dados seja coletada rapidamente e com baixos custos.
Pesquisa correlacional- é capaz e esclarecer relações entre variáveis que não podem ser examinadas por meio de outros métodos de pesquisa.
Pesquisa experimental- Controle rigoroso das variáveis oferece aos pesquisadores a oportunidade de tirar conclusões sobre relações de causa e efeito.
As limitações da (o):
Observação natural- A presença de um observador pode alterar o comportamento dos participantes.
Estudo de caso- Pode não ser uma amostra representativa.
Levantamento- Vieses da amostragem podem “deturpar” os resultados.
Pesquisa Correlacional- Não permite que os pesquisadores tirem conclusões sobre relações de causa e efeito.
Pesquisa experimental- A artificialidade do ambiente de laboratório pode influenciar o comportamento dos participantes da pesquisa.
Porque às vezes um ambiente natural é melhor do que um laboratório para observar o comportamento? Os psicólogos utilizam a observação natural a fim de estudar o comportamento em seu ambiente natural. Uma vez que há interferência mínima do pesquisador, o comportamento observado é provavelmente mais preciso, espontâneo e variado do que o comportamento estudado em laboratório. Pesquisadores que utilizam esse método devem tomar cuidados e evitar o viés do observador.