Resumos - Métodos e Técnicas de Pesquisa
1ª Prova – Resumos
REIS. Construção social da cidadania científica: desafios
Construção da identidade científica e da educação científica, inserindo nas pessoas desde cedo que elas são seres sábios e detentores de meios para produzir além de educá-las nos caminhos e parâmetros da ciência.
Direitos civis: liberdade de expressão, por exemplo. Direitos políticos: votar e ser votado, atuação política. Direitos sociais: moradia, saúde, educação, por exemplo. Tais direitos estão interligados e acabam de certa forma dependente um do outro.
Boa parte da população do Brasil, em pesquisa realizada em 2010, acredita que a ciência está distante (muito pela falta de acesso à educação).
NOTA: um absurdo saber que grande parte da população considera que ir a bibliotecas, zoológicos e jardins botânico. Sociedade científica: avançar o conhecimento em determinada área.
Envolver a ciência na educação desde o início e, igualá-la a outras ‘matérias’ é tão importante quanto o esporte, por exemplo. Inserir na sociedade o conceito de que tudo não é apenas prática, mas análise e estudo (o que constitui a premissa da ciência).
LAVILLE. A construção do saber.
Surgimento do saber científico: resolver problemas.
O saber espontâneo: envolve intuição (sentimentos), tradição (costumes repassados após ‘ser descoberto’ através da intuição) e, autoridade (encarregados de repassar as tradições).
O saber racional: desejo de saber mais e dispor o conhecimento de forma metódica. Divide-se (se é que se pode afirmar em divisões) em: filosofia (mistura do conhecimento científico ao filosófico), triunfo (séc. XIX onde se criam os princípios da experimentação) e, o positivismo (inicio das aplicações das ciências naturais nas ciências humanas; caracterizado por: empirismo – parte da realidade e volta a ela, objetividade – foco no objetivo e no objeto, experimentação – observar leva a criar hipóteses, validação – a experimentação é rigorosamente controlada e,