Resumo Analise Conteudo (Wilson Correa da Fonseca Jr) e Analise Discurso (Eduardo Manhaes). Metodos e tecnicas de pesquisa em comunicação.
Seminário 7
Análise de conteúdo, Wilson Corrêa da Fonseca Jr.; Análise do discurso escrito por Eduardo Manhães. In: Duarte, J. & Barros, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. SP: Atlas, 2006.
São Paulo,
Julho de 2014
Para compreender, de forma completa, a esfera comunicacional, é necessária a compreensão do método da análise de conteúdo (AC). Essa técnica, de forma geral, busca, ordenadamente e sistematicamente, em algum contexto específico, expressões ou ideias pouco claras, as quais, muitas vezes, passam despercebidas, porém, suficientemente capazes de passar uma determinada mensagem. Embora o seu primeiro uso, pelo menos o primeiro registro, tenha ocorrido no século XVIII – busca por heresia em hinos religiosos -, essa metodologia só foi claramente utilizada no século XX. É possível citar diversos exemplos do uso da Análise de Conteúdo no século 1900, como na psicologia, no jornalismo, na publicidade, etc, porém o mais interessante é a literatura infantil. Durante esse século, ocorreram diversos conflitos armados e políticos, como as duas grandes guerras mundiais e a guerra fria, e foi nesse cenário que surgiram diversos super-heróis (KIENTZ, 1973).
Assim como a maioria das escolas de pensamento, a AC passou por fases de grande aceitação, assim como por fases de pouca aceitação. Como uma “ramificação” do positivismo, cujo maior dogma é a valorização da ciência exata, - demonstrada a partir da definição de AC, segundo o Krippendorff (1990): “uma técnica de pesquisa para a descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo manifesto da comunicação” – a Análise de
Conteúdo ganhou grandes adeptos e passou a ser mais explorada ao passo que os computadores e, consequentemente, os softwares (ótimas ferramentas para essa análise) e a internet passaram por grandes avanços. Após sofrer algumas críticas, a AC passou por algumas mudanças. Hoje, ela é um meio termo entre a estatística, inferência,