Resumo Motilidade
Para observar essa motilidade, tem que levar 2 caracteristica do músculo liso, porque se pegarmos toda parede do sistema digestorio, tem TC e músculo liso, que é funcional- é o músculo liso, as fibras do músculo liso, se organizam que formam de sincício. Quando tem junções comunicantes, é uma forma de comunicação das células de tipo GAP, quando faz a comunicação de uma célula, fibra muscular as diferentes fibras ao se unir em feixe, formam o músculo, mas a organização do tipo GAP, permite que haja uma comunicação mto intima, ex: estimula o músculo e pelas organização das fibras, favorece para que o estimulo seja passado de uma célula a outra, fazendo que todo o músculo receba o estimulo que foi dado.
È importante para que possamos saber os segmentos, contrações de todo o tubo, permitindo que haja movimentação do conteúdo que esteja passando.
Contrações tônicas: porções proximais ao estomago, fica perto, essas fibras se organizam no sistema Anelar, um anel, e esse modelo acaba sendo encontrado nos esfincters, que fecha e abre, pelo músculo, e levam horas, são mais demoradas.
Contrações fásicas: são rápidas se dão em segundos.
Se fala da Tonica que é próxima, a fásica é pontos distais do estomago, como no intestino delgado, mais longe e mais rápido. Contrai e relaxa, para fazer movimento.
O tônus muscular, é a força de contração.
Formação de sincícios, não é so na musculatura lisa, no coração tem fibras musculares cardíacas, E elas se organizam em sincícios, uma forma que permite comunicação entre células, respostas rápidas!!
Os ciclos de contração, relaxa e contrai. Assim cria o potencial de onda lenta.
No slide: tem potencial de membrana, tem ondas lentas, tudo se da porque conseguimos mecher no potencial da membrana para que haja uma reação, resposta. Nesse caso tem uma