Resumo Migrações Poliedro
Introdução:
Só é interessante o estudo de migração quando falamos de grandes correntes migratórias, envolvendo ao menos milhares de pessoas, pois essas mesmas não ocorrem por acaso. Se uma massa deixa seu lugar de origem em direção a outro há um motivo.
Principal movimentador populacional atual:
Desigualdades econômicas
Conflitos Políticos
Termos:
Migração: Pode ser entendido como qualquer deslocamento populacional no espaço, com exceção de passeios e viagens.
Emigração: Pessoas que saem de um determinado lugar (emigrantes).
Imigrantes: Pessoas que chegam a um determinado lugar
Tipos de migração:
Migrações Sazonais (Transumância): Ocorre quando há movimentação populacional somente em determinado período do ano, geralmente ligadas a atividades de colheita ou plantio.
Pendular: Ocorre diariamente, como no caso de movimentação populacional entre a periferia e o centro de grandes metrópoles, em maior parte esta movimentação está ligada a empregos, e pode vir a ocorrer até mesmo na periferia do campo estando ligada a empregos temporários no setor agrícola.
Áreas de Repulsão Populacional:
Repulsão por motivos Econômicos:
Atualmente o maior fenômeno criador desse tipo de regiões é a crise econômica. A queda do preço dos produtos primários de países agroexportadores, criando um aumento do desemprego e consequentemente a fome e a miséria. As áreas que mais sofrem com isso atualmente são os países da África Subsaariana, parte da Ásia e toda a América Latina.
Em países que se industrializaram após a Segunda Guerra Mundial esse problema também ocorre devido ao endividamento externo.
327279072644000E um terceiro grupo que também sofre fortes crises econômicas é dos países ex-socialistas devido à desestruturação da URSS e os programas de transição para o capitalismo, sejam eles mais rápidos ou mais lentos, como por exemplo, no Leste Europeu, na Cuba e na Coreia do Norte.
Repulsão por Desastres Ambientais
3277235133096000Secas e desertificação