Resumo Microbiologia
É formado por microtubulos(tubulina), filamentos de actina e filamentos intermediários, os 3 podem ser diferenciados pela espessura e pela flexibilidade; Cada monômero possuí regiões globulares e uma região α-hélice Dois monômeros de associam para formar um dímero. Função: Permite as células organizar seus componentes, morfologia celular, locomoção celular (ex: contração muscular, os microtubulos servem de suporte para as proteínas motoras cinesína e dineína), desmossomos (filamentos intermediários, sustentação). Os microtubulos podem ser encontrados no citoplasma, centríolos, fibras mitóticas e nos cílios, e nascem da matriz centrossomica. A polimerização(alongamento) e despolimerização (encurtamento) dos filamentos, depende de proteínas reguladoras que controlam esse processo.
Membrana plasmática
É formada por uma bicamada de fosfolipídios, no meio se encontram moléculas de proteínas, que tem capacidade movimentação e deslocamento, e auxiliam na retenção e transporte de moléculas pela membrana plasmática, tarefa feita de forma seletiva, a membrana ainda participa nos processos químicos e trocas de informações entre o meio intra e extra celular. Bomba sódio potássio, transporte ativo e passivo, endocitose e exocitose, neutrófilo.
Núcleo e ciclo celular
DNA: o dna carrega o genoma, reprodução Cromossomos: são formados por uma longa molécula de DNA associada a várias proteínas, essas proteínas podem ser histonas ou não-histonas. A junção de dna e proteínas e chamado de cromatina. As partes do cromossomo são o centrômero e telômero, Nucleossoma: as histonas H2a, H2b, H3, e H4 são envolvidas por DNA formando o nucleossomo, as histonas se associam em 2 pares de cada e formam uma estrutura octomérica, essa estrutura junto com a histona H1 forma a cromatossoma.
Mitose e meiose
Mitose: mantém o número de cromossomos, e produz 2 células, crescimento, regeneração, erro de mitose causa câncer. Interfase- g1, g0, S e g2, prófase, prometáfase, metáfase,