Resumo de Microbiologia
Na coloração de Gram, é adicionado o corante cristal-violeta na lâmina com a amostra já fixada, depois acrescentado o iodo, formando o complexo CV-I. Em seguida, é feita a lavagem da lâmina com álcool. Após a lavagem, percebe-se que a Gram-positiva aderiu o CV-I ficando com a cor púrpura, isso ocorre porque a camada de peptídeoglicano é mais espessa. E a Gram-negativa é descolorida, pois a membrana externa é destruída, por esse motivo é adicionado um contra-corante denominado de safranina, corando a Gram-negativa em cor de rosa.
Corantes Ácidos: são constituídos por íons negativos. São usados para corar o fundo que se torna contrastante e evidenciam algumas estruturas celulares.
Ex: eosina e fucsina ácida.
Corantes Básicos: são constituídos por íons positivos. As células são geralmente coradas com corantes básicos.
Ex: cristal violeta, azul de metileno e safranina.
Cultivo e Crescimento Bacteriano
Os meios de cultura podem ser líquidos (caldo) ou sólidos (ágar)
Meios Definidos: são preparados pela adição de quantidades precisas de compostos químicos orgânicos e inorgânicos. Portanto, a composição química exata do meio é conhecida.
Meios Complexos: são preparados com digestos animais ou vegetais, como a caseína, carne, soja e leveduras. Portanto, a composição química exata do meio não é conhecida.
Meios Seletivos: contém compostos que inibem seletivamente o crescimento de alguns micro-organismos.
Meios Diferenciais: contém um indicador, normalmente um corante, que permite a diferenciação de reações químicas particulares que ocorrem durante o crescimento.
Ágar Sangue: meio de cultura composto por hemácias, utilizado para detectar bactérias com atividade hemolítica.
Ágar Triptona de Soja (TSA): meio de cultura complexo usado para cultivo da maioria das espécies microbianas.
Ágar McConkey: meio de cultura seletivo para crescimento de bactérias Gram-negativas. Permite identificar fermentadoras de lactose.
Temperatura