resumo Micologia
É o estudo dos organismos microscópicos e de suas atividades. E preocupa-se com a forma, estrutura, reprodução, fisiologia, metabolismo e identificação destes seres. Inclui os efeitos benéficos e prejudiciais sobre os homens e alterações físico-químicos no ambiente.
Os principais grupos de microrganismos são: protozoário, fungos, algas e bactérias.
Os microrganismos são divididos em dois grandes grupos, os Procariotas e os Eucariotas.
Procariotas: Não possui membrana nuclear, mitocôndrias ausentes, mecanismo metabólico variável quanto a reações energéticas anaeróbicas, alguns fixam nitrogênio gasoso. Ex: Bactérias. Eucariotas: núcleo delimitado por membrana, mitocôndria presente, membrana citoplasmática com esteróis, mecanismo metabólico utiliza a glicólise e a roda do mecanismo energético anaeróbico. Ex: fungos e protozoários.
Monera= bactérias; protista= protozoários; Fungi= leveduras e fungos.
Para a diferenciação de cada microrganismo devemos utilizar as características culturais, morfológicas, metabólicas, composição química, antigênicas e genéticas.
Bactérias: unicelular, multiplicação por divisão binaria.
Fungos: desprovidos de clorofila, multicelulares, composto por micélio, reprodução por fissão, brotamento ou esporos.
Protozoários: unicelulares, causador de doenças em homens e animais. Diferenciam-se de acordo com características morfológicas nutritivas e fisiológicas.
Vírus: parasitas, visualização apenas com microscópio eletrônico.
Nematoides
São seres acelomados, pseudocelomados e celomados. Pseudoceloma – cavidade do corpo não é totalmente delimitada pela mesoderme, são vermes de corpo cilíndrico geralmente alongado, exceto quando há dimorfismo sexual, onde a fêmea torna-se arredondada, tendo forma de limão, maça, rim, ou ainda outra conformação.
São os animais mais abundantes na natureza e ocupam, praticamente, todos os nichos ecológicos.
Hábitos e regimes alimentares
Alimentação: Bactérias, fungos,