RESUMO METODO
Tal método tem uma abordagem que busca a eliminação dos erros de uma hipótese. Por tal razão, faz isso a partir da ideia de testar a falsidade de uma proposição. Assim, a abordagem do método hipotético-dedutivo é a de buscar a verdade eliminando tudo o que é falso. O método hipotético-dedutivo teve suas raízes no pensamento de René Descartes (1596-1650), que estabeleceu um método baseado na matemática e na razão. Muito tempo depois o método hipotético dedutivo, que se iniciou com Karl Popper em 1975, surgiu como uma crítica profunda ao indutismo, que tentava ser explicado através de etapas. Logo após se chegaria a uma conclusão de que o método seria racionalista, havendo assim, uma forte critica as indicações dos sentidos, em favorecimento da razão.
Conforme os pensamentos de Karl R. Popper, o método científico parte de um problema (P1), ao qual se oferecesse uma espécie de solução provisória, uma teoria-tentativa (TT), passando-se depois a criticar a solução, com vista à eliminação do erro (EE) e, tal como no caso da dialética, esse processo se renovaria a si mesmo, dando surgimento a novos problemas (P2).
Fases:
Este método consiste em identificar o problema que é detectado através de conflitos existentes e expectativas e a teorias. Seus fundamentos, sua realização e o valor das conclusões encontram-se no próprio raciocínio, assim leva o pesquisador do conhecimento pra o desconhecimento, já que trabalha do geral para o particular consequentemente chegasse uma verdade particular através de uma geral.
Então a teoria visa, através das informações adquiridas no estudo, diminuir as incertezas. Por isto o método também é denominado de métodos de tentativas e eliminação de erros.