RESUMO MESOPOTAMIA
Possibilidades geográficas e estudos recentes indicam que o surgimento do homem ocorreu na região Mesopotâmia, o jardim do Éder certamente localizou-se na nascente do rio Tigre e Eufrates (Gn. 2.10-14). Também fatos importantes como dilúvio, formação da família de Noé, figura do patriarca Abraão que deu origem ao povo hebreu.
As chamadas civilizações da antiguidade oriental, conhecida como Assíria (norte), com a mais antiga cidade e Capital Assur, nome do filho de Sem e neto de Noé(Geneses 10.11), tendo a cidade de Nínive, situada às margens do rio Tigre, como a mais célere. Em suas montanhas o rei Salmanazar tinha boa parte dos cativos de Israel(Reino Norte), e Babilônia ou Caldéia(sul), região baixa e alargada, extremamente fértil, extremamente cobiçada. Seus habitantes os sumérios que fundindo-se com os acádios, formaram o povo babilônico.
A cidade da Babilônia foi edificada por Nimrode – filho de Cusi, neto de Cão e bisneto de Noé e que se tornou a capital do famoso império Babilônico. Uma das cidades que se estabeleceram na região que se destacou foi à cidade de Urque, julgando-se pelas escavações realizadas, ao tempo de Abraão, era porto marítimo, onde Judá ficou exilada por 70 anos, e nela exerceram ministério os profetas Daniel e Ezequiel.
Arábia – região de imensos desertos, que se estende desde a foz do rio Nilo até o Golfo Pérsico no sentido oeste-leste, sentido norte-sul desde a Síria até o Golfo Arábico. Foi na parte ocidental da Arábia, chamada Arábia-Pétrea – incluindo-se nela a península do Sinai e Edom – que os israelitas peregrinaram 40 anos e onde foi à lei por intermédio de Moisés (Gn 25.6), “parte do oriente” é como os