Resumo de história antiga oriental mesopotâmia e egito.
Localizada no atual Iraque, região do Crescente Fértil (que compreende também os vales do Nilo e Jordão), entre os rios Tigre e Eufrates (que nascem nas montanhas da Armênia e desembocam no Golfo Pérsico), menos regulares que o Nilo, sem as proteções naturais do Egito, daí região muito agitada historicamente. Dividida, grosso modo em Alta ao norte, região da Assíria (árida e montanhosa) e Baixa, ao sul, a Caldéia, pantanosa e alagadiça.
Horóscopo tão comum hoje em dia já era intensamente consultado na mesopotâmia.
SUMÉRIOS:
Cidades Estadas comandadas pelos Patesis. Base cultural da civilização mesopotâmica. Criadores da escrita cuneiforme. Precursores do código de Hamurabi com o Código de Dunji. Lei do Talião. Avanço da astrologia.
ACÁDIOS:
Semitas vindos do deserto da Arábia dominaram os Sumérios, destacando-se Sargão I, responsável pela unificação da região.
I IMPÉRIO BABILÔNICO:
Amoritas criaram primeiro império na região. Destaque Hamurabi, dominou Assíria e Golfo Pérsico e criou Código Hamurabi, composto de 282 leis, maior ordenamento jurídico da antiguidade oriental, cuja base é a pena do talião.
I IMPÉRIO ASSÍRIO:
Império militar famoso por sua crueldade. Com Sargão II, dominaram reino de Israel. Sob Tiglatfalasar dominaram a Babilônia. Senaqueribe transferiu a capital de Assur para Nínive e Assurbanipal construiu em Nínive a maior biblioteca da antiguidade antes de Alexandria com 22.000 tábuas e venceu Egito. Após sua morte houve decadência.
II IMPÉRIO BABILÔNICO
Auge com Nabucodonosor. Conquistou a Palestina, escravizando os judeus do reino de Judá, no “Cativeiro da Babilônia”. Construíram os jardins suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo e do Zigurate (torre de Babel). Aniquilou os fenícios. Agricultura atividade principal, mas comércio altamente desenvolvido. Estado teocrático, menos religioso que o Egito. Religião politeísta contém a Epopéia de