Resumo do capitulo 2 plt
Contexto Histórico
1- A revolução Neolítica e as primeiras civilizações
Foi no processo Neolítico ou Pedra Polida que houve grande revolução cultural, grupos nômades tornaram-se sedentários, aperfeiçoaram seus métodos de trabalho e seus utensílios de trabalho, feitos de pedra polida e depois também passaram a usar metais, criaram formas diferentes na escrita e adquiriram mais conhecimento.
A cinco mil anos iniciou o que chamamos de Civilizações Fluviais nas regiões banhadas por rios, devido ao fato das terras serem mais férteis, e o curso d’água favorecia o intercâmbio de mercadorias, e assim nasce a Mesopotâmia, Egito, Índia e a China.
As civilizações mesmo diferentes tiveram governos com poder absoluto do rei ou imperador, acreditando nas crenças divinas, ex.: Faraó era considerado filho do Sol, a China se manteve assim até o século XIX.
Nas civilizações orientais eram diferentes, a terra não pertencia a todos porque era propriedade do estado.
A administração do estado controlava a produção agrícola e centralizava o poder, criando grupos, os funcionários do governo, sacerdote, escribas, assim criou a minoria privilegiada, e a população ocupava a produção, se dividindo entre escravos, artesãos,
Soldados, e todos obrigados a servidão.
As primeiras civilizações orientais se revolucionaram como “modo de produção asiático, podendo também denominar os povos Colombianos e os Hebreus, Persas e os Fenícios, também constituíram civilizações importantes nos primeiros milênios a.C.
2- Invenção da escrita
Nos tempos de hoje usamos para a escrita o sistema fonética alfabético, que registra sons e representa uma letra. Os hieróglifos egípcios, os caracteres cuneiformes da Mesopotâmia e os ideogramas chineses, são ideográficas: presas a imagem à desenhos. Esta escrita fonética pode ser silábica um sinal para a sílaba ou alfabética um sinal para cada letra.
No período da Antiguidade oriental, a invenção da escrita não se separa do