Resumo dos capitulos 1, 2 e 3 do plt de comportamento organizacional
Hexagrama- Síntese
A Educação e a Utilização do Conhecimento
Só existe uma única disciplina para a educação e esta é a vida em todas as suas manifestações. A educação deve ser útil. E se ela não for útil o que ela é então?
Trata- se um talento a ser escondido? É claro que a educação deve ser útil, qualquer que seja seu objetivo na vida. Ela é útil porque compreensão é útil.
As idéias teóricas devem sempre encontrar importantes aplicações nos currículos dos alunos.
A educação é a aquisição da arte da utilização do conhecimento.
Inteligências Múltiplas
Começaremos nossa descrição sobre as inteligências humanas, voltando a Paris em 1900, quando alguns pais procuraram o Sr. Alfred Binet questionando-o se haveria alguma possibilidade de detectar, através de testes psicológicos, o sucesso ou o fracasso de suas crianças nas séries primárias das escolas parisienses. Binet, rapidamente criou o teste de inteligência onde o Q.I. seria sua medida.
O sucesso desse teste, porém, só tornou-se evidente nos Estados Unidos, quando na 1ª Guerra Mundial, cerca de 1 milhão de recrutas foram selecionados através desse teste.
A insatisfação com o conceito de Q.I. e suas versões como o SAT (visões unitárias de inteligência), levaram alguns estudiosos como Tarustone e Guilford a criticarem seriamente esse conceito de inteligência.
Para Gardner não bastavam as críticas, ele acreditava que deveriam ser abandonados os testes e suas correlações e partir para observar as fontes de informações mais naturalistas a respeito de como as pessoas, no mundo todo, desenvolvem capacidades importantes para seu modo de vida.
Em seu trabalho, Gardner procura os blocos construtores das inteligências utilizadas por marinheiros, cirurgiões, feiticeiros, prodígios, sábios, crianças e artistas, enfim todos aqueles que apresentam perfis cognitivos regulares ou circuitos irregulares em diferentes culturas e espécies.
Ao observar todas essas fontes de informações sobre