maria
Dê exemplos para os três critérios do Raciocínio.
Filosofia distingue duas grandes ‘modalidades’ da atividade racional, realizadas pela razão subjetiva ou pelo sujeito do conhecimento: a intuição, ou seja, razão intuitiva e o raciocínio ou razão discursiva.
Dentro da Razão Intuitiva pode-se tratar da fenomenologia por exemplo (em um caso de intuição ‘intelectual’ no caso); porém, dentro da Razão Discursiva estuda-se três critérios racionais: a dedução, a indução e a abdução.
Com a dedução: utilizando conhecimentos anteriores pode-se prevenir ou prever acontecimentos posteriores. Claramente não é uma regra.
Exemplo 1-a: _Todo ser humano mente. (Uma certeza) _Clara é humana. (Uma posterior certeza) _Logo, Clara mente. (Uma conclusão) Exemplo 1-b: _Todos os filósofos são chatos. _ Kant é filósofo. _Kant é chato
Com a indução procura-se uma lei geral que explique um caso específico sem um conhecimento pré-concebido.
Exemplo 2-a:
_ Colocar o dedo uma vez na tomada dará choque
_ Colocar o dedo novamente na tomada também dará choque.
_Sempre que se colocar o dedo na tomada dará choque.
Exemplo 2-b:
_ Aquela mulher aperta as teclas do seu celular com a mão esquerda.
_A maioria das pessoas que aperta as teclas do seu celular com a mão esquerda é canhota.
_É provável que essa mulher seja canhota.
Na abdução é utilizado um método para estabelecer hipóteses científicas. Mais importante ainda, a abdução é a procura de uma conclusão a partir da interpretação racional de sinais, de indícios, de signos. Pode-se citar o exemplo de investigadores criminais ou históricos, em um conto fantasia, por exemplo: Sherlock Holmes. E muitos personagens famosos, porém, nós mesmos podemos utilizá-la em diversos contextos.
Qual a importância da Razão para a psicologia?
Os métodos de utilizar a razão são importantes para a psicologia dentro do estudo e do trabalho.
No estudo, pois que não se deve acreditar ou levar ao pé da letra tudo que se