preditiva
MÁQUINAS GIRANTES ADOTADOS PELA WEG
Agnaldo Reus Medeiros Rodrigues - cq-lab1@weg.com.br
Seção de Controle de Produtos I – WMO
RESUMO
Este trabalho procura dar uma visão geral das normas nacionais e internacionais adotadas pela WEG para a determinação dos procedimentos de ensaio de ruído. É feita também uma avaliação da câmara acústica existente na WEG, verificando a conformidade da mesma em relação às normas de ensaio.
A ABNT determina os limites de níveis de ruído pela norma NBR 7565 [10], a qual é referenciada pela norma de especificação de máquinas elétricas
NBR 7094 [9], sendo o método de ensaio adotado pela WEG determinado pela norma NBR 7566 [11].
NBR 7094
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos tem havido uma preocupação crescente com relação à redução dos níveis de ruído provocados por máquinas e equipamentos, tento em ambientes de trabalho industriais como em áreas comerciais e residenciais.
Buscando atenuar os efeitos que o ruído provoca ao organismo humano, foram criados normas regulamentadoras nacionais e internacionais que limitam os níveis de ruídos de equipamentos, máquinas, motores e ambientais permissíveis, bem como os procedimentos adotados para as medições de níveis de ruído.
Este trabalho está dividido em três partes: primeiramente apresenta as normas que determinam os limites de níveis de ruído e os procedimentos de ensaios para a medições de nível de ruído em motores elétricos. Depois é apresentado os métodos de determinação de níveis de ruído, bem como as definições, correções e cálculos citados pelas normas de procedimentos de ensaio adotados pela WEG. E por último é feita uma avaliação da câmara acústica da WEG em relação aos fatores de correção de ambiente e de ruído de fundo, levando em conta as dimensões dos motores fabricados pela WEG.
2. AS NORMAS DE RUÍDO
A WEG adota como referência de níveis de ruído os valores contidos nas normas IEC