Aceleração da Gravidade com o uso do Pendulo Simples
Pendulo Simples.
1.
Título:
Aceleração da Gravidade com o uso do Pendulo Simples.
2.
Autores:
Renato da Luz Joia
3.
Resumo:
Determinar a aceleração da gravidade com uso do pendulo simples. Realizando comparativos de diferentes comprimentos e amplitudes como determinante para o tempo de oscilação. E por fim calcular o período para cada comprimento utilizado
4.
Introdução:
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade. Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes o descrevem como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples. Este pêndulo consiste em uma massa presa a um fio para analisar os seus resultados experimentais.
5.
Objetivos:
Aceleração da Gravidade com o uso do Pendulo Simples.
6.
Esquema de montagem.
Com uso do Pendulo simples, foi realizado a montagem, medida com uma régua, optamos pelas medidas de 30mm, 35mm e
40mm. Além do uso de cronometro para determinar a velocidade em 12 períodos.
7.
Procedimento experimental:
O embolo utilizado teve as medidas da linha fixadas em três tamanhos como descrito. Com a massa em repouso, afastamos da posição de repouso e o soltamos para que se inicie as oscilações, como descrito na imagem abaixo.
Desconsideramos a resistência do ar, e para cada comprimento da linha foi realizado o experimento 3 vezes, e em seguida a média para cada medida.
PÁGINA 1
8.
Resultados e discussão (medições, gráficos, cálculos e tabelas):
Tabela 1.
Medidas do Período (T) com a Variação do Comprimento (L)
i
L(m)
Nº Oscilações
1
L1 = 40cm =
0,4m