Resumo melanie klein
Klein focalizou o seu estudo em crianças, desde os primeiros anos de vida, acreditava que existia uma relação de vínculo intersubjetivo, sendo em primeiro lugar a relação objeto do bebê e sua mãe, buscando transparecer as características emocionais, assim precocemente analisar o desenvolvimento psíquico e a personalidade da criança.
A partir disso, criou uma técnica própria de psicanálise com crianças, que era denominada por ela como a “técnica do jogo infantil”, sendo utilizada para ter acesso aos conflitos e fantasias de maneira mais direta e fácil do que a comunicação verbal, adotando um método semelhante ao de analise em adultos, pois acreditava que as crianças também são capazes de simbolizar e transferir sentimentos para o terapeuta.
Melanie utilizava como ponto de partida as propostas básicas de Freud, porém com algumas alterações na teoria, como por exemplo, as suas descobertas da existência do complexo de Édipo precoce, superego precoce, mecanismos de defesa primitivos, organizados em torno de uma angústia principal e uma relação de objeto. Além da existência de um ego inato no recém-nascido e a pulsão de morte inata presente desde o nascimento, fatos esses que não eram discutidos por Freud.
Outra hipótese que teve grande importância foi à descoberta da inveja primária, retomando a idéia de que a agressão se origina desde o começo da vida. Estudou os aspectos internos, porém sempre priorizando a situação atual do paciente e focalizou as funções do ego.
Melanie Klein era extremamente arrojada e polêmica em suas teorias e possuía certa rivalidade com Anna Freud, motivos esses que contribuíram para que Freud nunca a