resumo melanie klein
Cada vivencia emocional adquire um significado de acordo com as características destes objetos internos. Melanie Klein destaca o papel que este mundo interno desempenha sobre todas as nossas reações e formas de lidar com as situações internas e externas determinando sobremaneira a forma de viver de c/d experiência.
A teoria das posições é em relação ao objeto.
As fases de Freud são em relação à libido.
São processos e não entidades estáticas, por isso, não é possível dizer de uma entrada na posição tal, talvez seja possível dizer que se alcance uma predominância de um modo depressivo de operar, incluindo sempre uma possibilidade de que para alguns aspectos da vida se opere de um modo SZN.
AS POSIÇÕES:
- São dinâmicas psíquicas que, alternando-se ao longo da vida, geram maneiras de ser e de experimentar o mundo. E desta alternância das posições que resultaria a reestruturação do sujeito.
- São duas formas básicas de organização das ansiedades, defesas e modos de estabelecer relações com os objetos.
- Rompe com a ideia do tempo cronológico e desenvolvimento linear, pois busca privilegiar duas grandes possibilidades de experienciar a si mesmo e ao mundo;
- Trata-se de uma espécie de óptica que norteia a percepção de si mesmo e das experiências;
- De um certo modo de organizar-se frente às vivencias que faz com que estas adquiram sentidos diferentes dependendo da óptica usada.
O modo de ver o mundo é determinado por um conjunto de ansiedade, defesas, fantasias e formas de se relacionar que propiciam um modo de perceber e compreender a realidade.
Conceber o desenvolvimento como operando com duas posições básicas, é pesá-lo como duas atitudes mentais diferentes a partir das quais as experiências podem ser vividas. As posições são assim, conceituações