Preparo e padronização de soluções
As misturas são classificadas como homogêneas e heterogêneas. A mistura homogênea é, usualmente, chamada de solução, podendo ser no estado gasoso, líquido ou sólido Quando a solução é muito rica em um componente, este componente é geralmente chamado de solvente, substância que efetua dissolução, enquanto os outros são chamados de soluto, substância a ser dissolvida.
A composição da solução é expressa especificando as concentrações de um ou mais componentes. Concentração significa quanto um soluto está presente em um volume ou massa específica.
Os termos concentrado e diluído são usados para dar uma indicação qualitativa da concentração, o concentrado implica uma concentração alta de soluto e o diluído, uma concentração baixa de soluto.
Varias unidades de concentração são importantes, incluindo fração molar, a percentagem molar, a molaridade, a molalidade, a percentagem em massa e a normalidade.
A fração molar, x, em uma solução é a razão dos números de mols daquele componente pelo numero total de mols de todos os componentes.
A percentagem molar é uma unidade de concentração relativa à fração molar, onde o número de mols de um componente expresso como uma percentagem do número total de mols presentes.
A molaridade ou concentração molar, é a unidade de concentração mais utilizada em soluções aquosas, é expressa pelo número de mols do soluto dissolvido por litro de solução:
molaridade = nsoluto/Vsolução
A molalidade é o número de mols de soluto dissolvido por quilograma de solvente.
A percentagem em massa, ou massa percentual, é a quantidade de um componente de uma solução expressa como uma percentagem da massa total.
A normalidade é uma unidade de concentração análoga á molaridade, exceto que é definida em termos de equivalentes. A normalidade é comumente definido para ácidos e bases, e agentes redutores e oxidantes. A solução que contém um equivalente de soluto por litro de solução é uma solução normal. Sendo assim, a normalidade é