Resumo Materia Geografia 1o Ano EM
A maior parte das terras brasileiras são estruturas sedimentares formadas no passado e no presente graças a erosão, ao transporte e a sedimentação de materiais retirados da crosta pelo vento, pela água, e por outros agentes.
O Brasil é um pais velho situado no meio de uma placa tectônica, o que lhe confere certa estabilidade quanto a ação dos agentes internos.
Na era Primária (Arqueozóica, Proterozóica) a massa de terra que forma o planeta hoje estava se solidificando e compondo a Pangéia.
Escudos cristalinos: estruturas antigas, duras, resistentes, formadas a partir do resfriamento e endurecimento do magma, constituindo a crosta terrestre.
São de tectônica estável, porem muito desgastados pela erosão.
Exploração de minerais.
Bacias sedimentares: formadas da partir dos restos retirados desses escudos e ou de matéria orgânica carregada pelos agentes externos e depositados em áreas mais baixas, de sedimentação.
A sedimentação pode ter acontecido no passado, portanto não é correto concluir que todas as bacias são baixas e planas hoje, pois podem mudar pela força dos agentes externos e internos.
Estruturas sedimentares velhas podem hoje formar planaltos irregulares e altos, sujeitos a erosão
Dobramentos modernos: regiões enrugadas pela movimentação das placas e/ou choque entre elas, formando grandes conjuntos de montanhas e as cordilheiras. Correspondem a áreas instáveis tectonicamente (terremotos, vulcões e aparência irregular).
QUARTENARIA
Era Cenozoica
Grande processo de sedimentação, formando planícies nas bacias sedimentares quartenárias.
Vulcanismo e terremotos localizados nos limites das placas
Aparecimento do homem
No Brasil:
Estabilidade tectônica
Suavização das formas pelos agentes externos
Sedimentação do litoral
Formação das planícies do Pantanal, Araguaia e Litorânea
TERCIARIA
Era Cenozoica
As placas que se soltaram da Pangéia se trombam, enrugando as partes mais frágeis. Formam-se grandes cadeias de