Resumo livro O Monge e o Executivo
São Paulo 2014
O personagem da narrativa deste livro é John Daily, gerente geral de uma fábrica com mais de 500 funcionários e mais de 100 milhões de dólares de vendas anuais, bom salário e autonomia no trabalho. Casado com Rachel e com 2 filhos John Jr. e
Sara, tinham apartamento na cidade e uma bela casa à beira do lago com 2 bons carros novos na garagem, tiravam duas férias por ano e ainda conseguiam poupar.
Aparentemente a vida era muito boa.
A família se desestruturando, o time de beisebol em que era treinador mesmo com vitórias havia reclamações dos pais, no trabalho problemas com os funcionários.
Apesar do status e de todo o bem estar que usufruía, por dentro John era tumulto e conflito.
Rachel o convence a falar com seu pastor, e este, sugere que se afaste por uns dias para refletir num mosteiro cristão, onde um dos frades é um ex - executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos que a tempo não se ouvia falar,
John concorda de forma relutante, mas o medo de perder sua família e sabendo que as coisas não estão bem decide ir.
No mosteiro encontra outros participantes cada um, com características e área de atuação diferentes, contra também o lendário Leonard Hoffman, agora um frade e quem ministra o curso.
Durante as reuniões do grupo discorrem sobre diversos conceitos:
Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa d sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer.
Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.
Poder é definido como uma faculdade, enquanto autoridade é definido como habilidade, o poder pode ser vendido, comprado, dado e tomado, a autoridade não pode ser comprada nem