Fones de ouvido - Danos
DANOS QUE PODEM CAUSAR O FONE DE OUVIDO
O limite seguro de som contínuo para o ouvido é de 80 decibéis. Segundo a especialista em saúde do ouvido, Tanit Sanchez, os fones e outros aparelhos sonoros devem ser usados com o volume até a metade para evitar prejuízos à audição. É importante também nunca ouvir o som tão alto a ponto de não ouvir o que está a sua volta e não dormir com o fone no ouvido. Uma boa alimentação também é importante: devem-se evitar frituras, doces e gorduras em excesso. Veja abaixo sete fatores que podem causar o zumbido e sete dicas para evitar o problema:
Uma boa alimentação também é importante: devem-se evitar frituras, doces e gorduras em excesso. Veja abaixo sete fatores que podem causar o zumbido e sete dicas para evitar o problema:
A poluição sonora é a principal causa de zumbido atualmente. Os médicos começam a apontar que, cada vez mais, cresce a incidência de zumbido em jovens por conta dos aparelhos sonoros.
Também sofrem desse problema ambientes profissionais que expõem as pessoas a zumbidos constantes. É o caso de músicos, DJs, barmen, metalúrgicos, motoristas de ônibus e quem trabalham em gráficas. Quem frequenta balada também pode estar sujeito a problemas nos ouvidos, se aparecer um zumbido depois da balada, já é um sinal de alerta e sensibilidade. Estresse, envelhecimento e cigarro também podem provocar o distúrbio.
Os tipos mais comuns de zumbido, que estão no ranking das maiores reclamações dos pacientes, são:
Apito;
Canto da cigarra; Chiado de água (chuveiro, chuva, cachoeira); Barulho de grilo;
Panela de pressão;
Caixa de som (vibração da caixa em volume alto, com som grave);
Som de abelha.
Para calcular o limite de som permitido, é simples: considera-se um volume de 85 decibéis suportável por até oito horas consecutivas. Para cada cinco decibéis,