Resumo livro O leitor - Bernhard Schlink
O livro o leitor é um romance sobre amor, vergonha e piedade. É narrado em primeira pessoa pelo personagem Michael Berg, que conta como foi sua história de amor com uma mulher vinte anos mais velha. A obra é dividida em 3 partes juntamente com suas subdivisões.
PRIMEIRA PARTE
1
Schlink começa contando que Michael Berg, um garoto de 15 anos, estava muito doente, mal conseguia andar para ir à escola ou subir as escadas de casa. Um certo dia andando pela rua acabou, mesmo não querendo, vomitando em seus próprios sapatos, e uma senhora vendo a cena decidiu ajuda-lo, lavando seu rosto, limpando o chão e depois acompanhando o jovem até sua casa.
Chegando em casa, o jovem conta o ocorrido a sua mãe que chama um médico e descobre que o mal estar era sinal de que Michael tinha hepatite. A mãe orientou que ele deveria depois de melhorar, comprar um buquê de flores e ir agradecer a senhora pela ajuda prestada.
2/3
Depois de um tempo, meio tenso, Michael se dirigiu até o prédio da senhora que se chamava Schmitz, um lugar que cheirava a limpeza e onde os vizinhos nunca eram vistos. Depois de agradecê-la, ela o leva até a cozinha, onde passava suas roupas enquanto conversavam, passou até as roupas de baixo, chamando a atenção de Michael, mesmo sem ele querer. Ela tinha um rosto feminino áspero e largo, Michael a achava bonita, mas hoje já não enxergava a sua beleza.
4
Quando o jovem se levantou para ir embora, ela pediu que esperasse pois também sairia e assim poderiam andar um pedaço juntos. Ela foi se trocar na cozinha e a porta ficou entre aberta, Michael conseguia ver suas pernas, coxas, e todo o seu corpo, primeiramente nu e depois envolvido pela meia cintilante.
Ela percebeu o rapaz a admirando, e com vergonha e num ato de desespero Michael sai correndo escada a baixo, e pelas ruas se sente um covarde, se pergunta o porquê dela o atrair tanto, sendo ela bem mais velhas que as meninas