resumo livro São Paulo da Raquel Rolnik
Em 1554 os padres Jesuítas guiados por índios subiram a serra do mar e encontraram um grande planalto coberto pela mata Atlântica como um lugar para se habitar. Até em então conhecida como Vila São Paulo, não tinha muita importância para a economia do Brasil, que até então se concentrava no Nordeste, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Quando a indústria cafeeira chegou a São Paulo transformou totalmente a cidade.
Na virada do século 19, a cidade cresce rapidamente com a chegada do primeiro grande grupo de imigrantes. Um crescimento muito rápido para uma cidade que não estava pronta pra receber tantas pessoas, depois com a chegada de outros imigrantes. Uma transformação que ocorreu na cidade foi a configuração de uma segregação espacial, havia uma separação para cada atividade dos grupos sociais. O centro era local de moradia de todos, marcados pela presença dos escravos e de comércio.
Durante a Republica-Velha as decisões politicas eram somente dos homens, brasileiros e maiores de 21 anos e alfabetizados. Havia um controle muito grande, inclusive pessoas que já haviam morrido ou não estavam presentes durante a eleição “faziam parte da votação” para que politicamente acontecesse o que uma minoria com poder quisesse. As eleições era somente uma “fachada” de cumprimento da Constituição.
Algumas mudanças foram feitas na cidade, como a proibição de cortiços no centro da cidade, os rios Tiete, Anhangabaú, Tamanduateí e Pinheiros são canalizados que por causa disso ocorre enchentes. Os trilhos de bondes e as estações de trem definiam os limites da cidade. Um