Oque é cidade raquel rolnik
ROLNIK, Raquel. O que é a Cidade. São Paulo: BRASILIENSE S. A., 1994. Pg. 7-29
Palavras-chave: Civitas, escrita, ímã, mercado, política
Perfil biográfico da autora:
Raquel Rolnik se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo em 1978, possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e doutorado em Graduate School Of Arts And Science History Department - New York University. Em 1979 se tornou professora universitária na área de arquitetura e urbanismo na USP. É relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada. Foi diretora de Planejamento da Cidade de São Paulo, coordenadora de Urbanismo do Instituto Pólis e secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, entre outras atividades profissionais e didáticas relacionadas à política urbana e habitacional. É também autora dos livros “A Cidade e a Lei”, “O que é Cidade” e “Folha Explica: São Paulo” e escreve no Yahoo! Colunistas.
Resumo:
A autora Raquel Rolnik trás uma reflexão a respeito do que é cidade, de sua natureza, origem e transformação. Fazendo uma abrangência de todos os seus aspectos e características, e não só uma definição sintética para tal obra fabricada pelo homem e suas idéias. Em seu relato, a autora escreve que cidade significa uma maneira de organizar o território e uma relação política. Sendo assim, ser habitante de cidade, quer disser participar da vida política, nem que sua participação seja apenas a submissão a regras e regulamentos.
Classifica a cidade como um ímã, que atrai, reúne e concentra pessoas. Assim como os zigurates, que foram os primeiros embriões de cidade, que garantiram o domínio sobre este espaço na forma de apropriação material e ritual do território. Essa apropriação feita de milhares de tijolos, marca a constituição de uma nova relação homem/natureza, implicando na existência de um trabalho organizado produzindo uma hierarquia, sendo assim, ao mesmo