Weber
Nome: Vanessa G. Kabitschke
1)Ação social é quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais. Dotada de sentido para quem a efetua. Weber definiu ação social em 3 tipos: Por tradição- onde o individuo repete ações de acordo com sua cultura.
Afetiva: A ação é irracional , o indivíduo age de acordo com as emoções.
Interesses racionais: Esta pode ser por fins ou valores. A ação por fins esta na escolha de meios para chegar aos fins independente de valores morais ou éticos. A ação de valores tem como base os valores éticos e morais.
2) Weber se recusa a tratar os “fatos” sociais como se fossem “coisas”. Para ele, as coisas que eu vejo podem ser diferentes das coisas que você vê; pode ser também que as coisas que eu vejo não são coisas para você. A razão disso é que os homens vêem o mundo que os cerca a partir de seus valores.
Os valores são compartilhados, mas são assimilados de modos distintos, conforme o processo de interação em que o indivíduo está inserido.
3) Na concepção de Weber, Tipo Ideal, é um instrumento de análise sociológica para o apreendimento da sociedade por parte do cientista social com o objetivo de criar tipologias puras, destituídas de tom avaliativo, de forma a oferecer um recurso analítico baseado em conceitos, como o que é religião, burocracia, economia, capitalismo, dentre outros.
4)Agir em Comunidade é aquele agir que se baseia nas expectativas que temos em relação ao comportamento dos outros, temos a expectativa de que os outros dêem determinado peso a certos valores e crenças, expectativa de que os outros se comportem de modo regular ou ainda de que se comportem de modo emotivo, irracional. Resumindo agir em comunidade é comportar-se com base na expectativa de que os outros também se comportem de um determinado modo
Agir em Sociedade é um agir com base as expectativas dos regulamentos sociais vigentes. Quando o indivíduo calcula que é melhor agir com