fichamento o que é cidade
ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA SOCIOLOGIA URBANA
ALUNA: ALICE PINHEIRO CORRÊA
MATRÍCULA: 1410618
PROFESSOR: THIAGO SEIXAS
DATA: 30/09/2014
FORTALEZA/CE
RESUMO DO LIVRO: OQUE É CIDADE (RAQUEL ROLNIK)
PÁGINAS 30 Á 40.
A CIDADE DO CAPITAL
“O AR DA CIDADE LIBERTA”
1. PARÁGRAFO: INTRODUÇÃO
As cidades começam a se organizar em função do espaço, redefinindo todo o seu espaço ao redor e atraindo grandes populações para elas, analisando seus primeiros passos.
2. PARÁGRAFO: INICIO DA EXPANSÃO DE TERRAS
Tudo se iniciou em 1500 nas cidades europeias, onde, portugueses e espanhóis começaram a viajar pelos mares em busca de novos territórios. Para essas cidades vinham camponeses de locais vizinhos, atraídos pela lá e seda, pelas arquiteturas das cidades, pelo serviço nas casas ricas, ou até mesmo como mendigos, era a possibilidade que tinha para sair do mundo agrário, passar a dominar a própria produção.
3. PARÁGRAFO: ENFRAQUECIMENTO DO FEUDALISMO
Significando a passagem do feudalismo, economia baseada na produção de subsistência (o servo trabalhava para o senhor feudal), que possuía soberania sobre as terras e sobre os servos, que ali produziam as suas necessidades básicas.
4. PARÁGRAFO: ECONOMIA DAS CIDADES
“A cidade era assim como o feudo uma unidade autônoma”, estruturada em torno da Igreja (e de catedrais que celebravam o cristianismo triunfante) e de instituições que foram se instalando, vivendo para a sua vizinhança e para si, constituindo sua própria extensão territorial. Iniciando nas suas ruas as produções de artesanato, que iam instalando pequenos mercados.
5. PARÁGRAFO: CARACTERISTICAS DA ECONOMIA
A economia passa a ser o artesanato, que se incorporam nas corporações de oficio, ligavam os senhores aos servos, eram mestres artesões que dominavam os diversos ramos da produção, exemplo, sapateiros. Para ser um mestre, os aprendizes passavam por um longo processo de