ARQUITETURA E URBANISMO
LAIO DOS SANTOS PESSOA
PLANEJAMENTO URBANO E POLITICAS PÚBLICAS
ALUNO: LAIO DOS SANTOS PESSOA 6 º SEMESTRE TURMA –A
Salvador ba
20.08.2015
Fichamento
Oque e Cidade
Indicação bibliográfica: Rolnik,Raquel. O que é cidade.
Resenha
“O Texto tem como objetivo central, retratar o ponto de vista de uma cidade como um patrimônio uma memoria viva de um povo que por si conta sua própria historia e de como nus sentimos ao aproximarmos de grandes estruturas que desafiam a natureza, buscando entender que com o passar do tempo a relação entre cidade e natureza se torna mais uniforme tornando-se uma natureza manufaturada . A autora faz uma comparação entre as construções antigas e as cidades contemporânea, argumentando suas origens, suas transformações mostrando como a cidade se encarrega de contar a história de sua população sendo assim dela mesma.”
Citações
“A cidade é uma obra coletiva que desafia a natureza”. (ROLNIK,p. 8).
“ Por isso, além de continente das experiências humanas, a cidade é também um registro, uma escrita, materialização de sua própria história.” ((ROLNIK, p. 09).
“Plantar o alimento, ao invés de coletá-lo ou caçá-lo, implica definir o espaço vital de forma mais permanente.” (ROLNIK, p. 13).
“Na cidade nunca se está só” (ROLNIK, p. 19). “O ar da cidade liberta” . (ROLNIK, p. 30).
“ A indústria colocou para as cidades questões novas- Ela é ao mesmo tempo seu espetáculo e seu inferno” . (ROLNIK, p. 83).
Resumo
Ao longo dos capítulos argumento sobre a definição de cidades buscando referencia em cidades com características opostas dando ênfase ao incomum entre elas, com tópicos como: suas origens , modificações, conflitos sociais, contrastes; sobretudo sobre a cidade industrial. Mostrando a caracterizando O que é cidade. A autora citou São Paulo, com milhares de pessoas e maquinas, inúmeros habitantes, mas sem deixar de lado exemplos de outras cidades em outras épocas e lugares diferentes a