Terminais de consulta para copa 2014
Capítulos do curso
Capítulo 1: Introdução às redes
Capítulo 2: Cabeamento Capítulo 3: Hardware de redes
Capítulo 4:
Capítulo 5: Noções sobre TCP/IP
Capítulo 6: Redes ponto-a-ponto
Capítulo 7: Redes cliente-servidor
Capítulo 8: Compartilhamento de conexão com a Internet
Capítulo 9: Redes sem fio Capítulo 10: Tópicos diversos Programas
Capítulo 1
Conceitos básicos sobre redes
Topologias de rede
A topologia de uma rede é um diagrama que descreve como seus elementos estão conectados. Esses elementos são chamados de NÓS, e podem ser computadores, impressoras e outros equipamentos.
Seja qual for a topologia utilizada, é preciso que sempre exista um caminho através de cabos, ligando cada equipamento, a todos os demais equipamentos da rede.
Resumo das principais topologias de rede, ou seja, vou resumir quais são as organizações estruturais envolvendo disposição das estações de trabalho, cabeamento e fluxo de dados, a saber:
Anel
A topologia em anel consiste em um circuito fechado, através de hosts ligados através de repetidores em fluxo unidirecional. Normalmente caso a ligação entre um host falhar a rede tende a deixar de funcionar, pois quando a informação passar por lá não conseguirá prosseguir para os demais hosts.
Estrela
Existe um concentrador / comutador que é responsável por rotear as informações entre os nós. Os nós não são ligados diretamente entre si, mas sim ligados ao concentrador, por exemplo, um switch. Quando uma informação de um host A for entregue para um host B, esse dado é enviado ao concentrador que se dedica a encaminhar a informação para a estação correta. Caso algum host deixe de funcionar a rede não fica totalmente comprometida, uma vez que quem gerencia a troca das informações é o dispositivo central. Normalmente o cabeamento usado é o cabo UTP.
Barramento
Todos os hosts são ligados a um barramento físico único, quando um host for enviar alguma